OS SEIS LIVROS DA REPÚBLICA – LIVRO QUARTO

Autor(a): Jean Bodin
Ano: 2012
ISBN: 978-85-274-1134-9
168 páginas

por R$ 28,00

O tratado Les six livres de la République, de Jean Bodin (1530-1596), foi publicado originalmente em Paris em 1576. É uma das obras mais conhecidas e citadas da filosofia política, pois é nela que Bodin formula o conceito moderno de soberania, base de todo o pensamento político posterior. Nela Bodin também afirma sua preferência pela monarquia regida por leis (que dará origem mais tarde à monarquia constitucional) e defende a independência do poder político com relação ao religioso, assim como a prevalência do direito sobre a força para obter um bom governo. Além dessas teses seminais, seu método é igualmente inovador pois ele infere as regras do governo justo a partir de uma vasta comparação histórica de inúmeras formas de governo.

O primeiro livro postula o objetivo do Estado, descreve os diferentes tipos de poder (conjugal, paterno, senhorial) e define o cidadão e a soberania. O segundo livro descreve as formas de Estado (monarquia, aristocracia, democracia). O terceiro livro explica as funções dos órgãos do Estado (senado, oficiais, magistrados, colegiados). O quarto livro comenta a ascensão e queda dos Estados e suas causas. O quinto livro discute a adaptação do Estado ao clima e ao caráter da população, bem como diversos aspectos da administração estatal (fisco, penas e recompensas, guerras, tratados e alianças). Enfim, o sexto livro continua a debater certas políticas públicas (censo, finanças, moedas) e depois compara as três formas de Estado e os tipos de justiça correspondentes a cada uma.

A Editora Ícone empreendeu a tradução de Os Seis Livros da República para o português a partir da reedição, com a ortografia original do francês médio, do Corpus des œuvres de philosophie en langue française, da editora Fayard, Paris, 1986 (6 vol., 1.434 p.). Os levantamentos feitos apontaram que esta parece ser a primeira tradução integral da obra para o português, 435 anos depois de sua publicação. A presente tradução buscou produzir um texto acessível e contemporâneo para ressaltar sua atualidade e estimular sua leitura como obra de referência. Também procura apresentar valor agregado por meio da separação das frases e parágrafos e de notas de esclarecimento. Assim esperamos que, enfim, a obra capital desse autor tão citado e comentado que é Bodin poderá ser lida em português e estudada por um público mais amplo.

Título Original

Les Six Livres de la République – Livre Quatrième, de Jean Bodin

Tradução e Revisão Técnica

José Ignacio Coelho Mendes Neto

Sumário:

Capítulo I

Do nascimento, crescimento, estado florescente, decadência e ruína das Repúblicas

Capítulo II

Se há meio de conhecer as mudanças e ruínas das Repúblicas que estão por vir

Capítulo III

Que as mudanças das Repúblicas e das leis não se devem fazer de repente

Capítulo IV

Se é bom que os oficiais de uma República sejam perpétuos

Capítulo V

Se é conveniente que os oficiais estejam de acordo

Capítulo VI

Se é conveniente que o Príncipe julgue os súditos e se comunique amiúde com eles

Capítulo VII

Se o Príncipe nas facções civis deve se juntar a uma das partes e se o súdito deve ser obrigado a seguir uma ou outra, com os meios de remediar as sedições

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s